segunda-feira, 24 de março de 2008

FundoProCultura

Uma idéia a ser copiada!


Para escrever sobre o FundoProCultura (assim mesmo que se escreve) me vi obrigado (no bom sentido) a uma imersão na produção recente de música em minha cidade! Sim, música! Afinal este blog é sobre isso!

Recentemente me deparei com uma discussão sobre a cena de Caxias do Sul, a cena musical, e vi que talvez poucos realmente conheçam o que se produz aqui! E, talvez, por isso, não dêem o devido valor a uma ferramenta que tem se mostrado de grande utilidade no que gosto de chamar de “arejamento artístico”, já explico.

É necessário, para que haja uma forte cena musical, pelo menos no meu entendimento, que seja fomentado a criação autoral local, e não só isso, mas também que seja propciado ao artista a possibilidade de lançar seu material para que o grande público tenha acesso, e esta segunda parte, em especial, está sendo alcançado mediante o patrocínio do FundoProCultura!

Claro, nem tudo são mil maravilhas na Capital da Cultura 2008, mas o que está certo merece ser aplaudido. Caxias do Sul vive um fervilhamento cultural, dá para sentir no ar, nas esquinas, nos bares, em nossas vidas. No entanto, como surgem trabalhos ótimos e de grande retorno a sociedade também surgem trabalhos péssimos, basta saber separar.

Com relação aos péssimos, basta constatar que, com o advento do FundoProCultura surgiram, infelizmente, uma gama de “músicos” de plantão que apenas inscrevem seus trabalhos para serem contemplados sem, se quer, ter a postura do artista autoral, ou ainda, sem viver sua arte! O artista precisa vivenciar sua arte para ser sincero com seu público! Mas acredito, e tenho fé, que estes sejam uma pequena minoria, e seus trabalhos, como de regra, cairão no esquecimento das prateleiras empoeiradas.

A grande e esmagadora maioria são de pessoas que criam, se esforçam e, principalmente procuram seu espaço junto ao grande público, influenciado, de forma direta, os caminhos que seguirão os artistas que estão a se formar!

Esse fato, somado ao espaço (um pouco escasso ainda) gera cena! E estes espaço é a fagulha que falta para Caxias do Sul entrar de vez no mapa das cidades culturalmente desenvolvidas! Talvez seja esse o próximo passo de nossos governantes! Levar a arte patrocinada pelo povo para o povo!

Não podemos esperar apenas que o trabalho financiado gere frutos por si só, mas temos que dar um passo a frente e criar o espaço e a estrutura para que o artista mostre esse trabalho a quem lhe propiciou concretizá-lo, ou seja, a população!

Pois bem, fica aqui a idéia lançada: Que a secretaria de cultura viabilize, nos espaços públicos que comportam grandes multidões (exemplo: Parque Getúlio Vargas ou até mesmo o Pórtico dos Pavilhões da Festa da Uva), somado a uma outra grande conquista de nossa cidade que é o passe livre (de ônibus) no último domingo do mês, um palco permanente onde possam, mensalmente, serem realizados shows por aqueles que foram contemplados pelo erário público e que, com certeza, se orgulham da benesse que receberam e que muito devem a quem lhes concedeu: o povo caxiense.

Aproveitando a oportunidade, vou deixar quatro vídeo-clipes lançados apartir do financiamento do FundoProCultura, em diferentes datas (estão na ordem cronológica) e que asseguram o acerto de verdadeiro pioneirismo junto ao meio artístico no que tange ao financiamento por parte do Poder Público da arte produzida nos confins de sua competência municipal.







3 comentários:

... disse...

como eu disse na comu do revival...acho o q fundo deveria ter alguns criterios mais regidos...evitando q artistas q ja possuem certa visibilidade, e principalmente q conseguem se manter, consigam tirar a oportunidade de outros que nao possuem tais coisas...mas mesmo assim..e um grande passo para caxias....

Pubby Star disse...

Pois é... Mas dai tu pensa em Lei de Incentivo a Cultura (nivel nacional) e tu vê quem é contemplado! Fica difícil de exigir critério nesse sentido quando a na LIC ganha, praticamente, quem não precisa! :/

... disse...

o fato é que a lei e o incentivo es~tao aí....mas quem faz a seleção geralmente tem um gosto, uma predileção, uns maigos e por aí vai....e fato....e quem batalha como vc e como muitos musicos e artistas tem q se contentar com o q sobra...
e inadmicivel q uma banda q faz cd com gravadora participe de projetos assim...mas enfim...é brasil....com letra minuscula e tudo...

abraços